Uma história pernambucana

uma análise do prefácio e do primeiro capítulo d’O Cabeleira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.33885

Resumo

Este artigo analisa o prefácio e o primeiro capítulo do romance O Cabeleira (1876), de Franklin Távora, como forma de apreender a concepção e execução do projeto político-literário do autor, a “Literatura do Norte”, centrado na valorização do arcabouço histórico e cultural das províncias setentrionais do Brasil. Enquanto a carta-prefácio do livro é crucial para entender o contexto histórico ao qual a literatura de Távora responde, o Capítulo 1 d’O Cabeleira dispõe diversos dos elementos que fundamentam as reflexões do autor sobre a formação histórica pernambucana e sua relação com as questões sociais em voga no Brasil em fins do século XIX. A análise conjunta desses textos oferece um panorama amplo dos temas desenvolvidos ao longo desse e dos demais romances históricos de Franklin Távora reunidos sob o epíteto de “Literatura do Norte”, bem como dos processos de reconstituição histórica, recursos retóricos e posicionamentos ideológicos assumidos pelo autor na composição de suas narrativas. Nesse sentido, o prefácio e o primeiro capítulo de O Cabeleira não configuram apenas uma introdução à narrativa, mas são elementos fundamentais para compreender o esforço de Távora em reconfigurar a apreensão literária das províncias do norte do Brasil e promover uma literatura crítica e representativa de sua região, calcada nas discussões correntes sobre o fazer histórico em sua época.

Biografia do Autor

Mateus de Novaes Maia, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui licenciatura em Geografia (2019) e mestrado em Literatura Brasileira (2022) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente cursa doutorado em Literatura Comparada na mesma instituição. Faz parte dos grupos de pesquisa "Interferências: literatura, arte e ciências", "Distopia e Contemporaneidade" e do "Núcleo de Estudos em Literatura Diaspórica, Cultura e Tradução". É Editor Executivo na Revista Ensaios de Geografia, periódico vinculado ao programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF. Participa como assessor, tradutor e revisor no Centro Integrado de Tradução e Escrita (CITE), Writing Center da UFF.

Downloads

Publicado

07-05-2025

Como Citar

MAIA, M. de N. Uma história pernambucana: uma análise do prefácio e do primeiro capítulo d’O Cabeleira. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 21, n. 37, 2025. DOI: 10.48075/rlhm.v21i37.33885. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/33885. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA