Contar histórias como estratégia de luta e de acolhimento
narrativas tupinambá presentes nos quadrinhos Os donos da terra (2020)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v20i36.33958Resumo
O objetivo deste texto é refletir sobre a história em quadrinhos Os Donos da Terra, feita por Daniela Fernandes Alarcon, Glicéria Jesus da Silva e Vitor Flynn Paciornik, publicada em 2020 pela editora Elefante. Procura-se compreender como a relação texto/imagem, pesquisa e ficção, histórias e narrativas se constituem em estratégias de resistência e de luta. Nas análises foram consideradas as soluções gráficas e os elementos da linguagem dos quadrinhos como a composição das cenas, a diagramação das páginas, a caracterização dos personagens, a representação do tempo e do espaço, a representação dos tupinambá. O livro constrói olhares múltiplos e contemporâneos sobre e com os Tupinambá do sul da Bahia, justapondo diferentes temporalidades e espacialidades, abordando os conflitos de terra, as dificuldades e os tensionamentos na defesa dos territórios, assim como as festas, os encontros, as trocas e os afetos. O esforço de fugir de estereótipos, do exotismo e da classificação hierarquizante do outro, acaba por recriar as possibilidades e convenções da linguagem dos quadrinhos. A investigação acadêmica e jornalística e o diálogo com a comunidade são traduzidos por imagens que nos deslocam no tempo e no espaço, escancarando a violência dos encontros interculturais, aguçando nossos sentidos para outros modos de existência, outras perspectivas de mundo. As cenas nos jogam na dimensão do trabalho, da luta e da reza, do sagrado e do simbólico, das materialidades e subjetividades do povo tupinambá. Passado e presente se constituem nas relações cotidianas entre pessoas, animais, entes sobrenaturais, antepassados, encantados, natureza, espíritos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.