Contar histórias como estratégia de luta e de acolhimento

narrativas tupinambá presentes nos quadrinhos Os donos da terra (2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v20i36.33958

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre a história em quadrinhos Os Donos da Terra, feita por Daniela Fernandes Alarcon, Glicéria Jesus da Silva e Vitor Flynn Paciornik, publicada em 2020 pela editora Elefante. Procura-se compreender como a relação texto/imagem, pesquisa e ficção, histórias e narrativas se constituem em estratégias de resistência e de luta. Nas análises foram consideradas as soluções gráficas e os elementos da linguagem dos quadrinhos como a composição das cenas, a diagramação das páginas, a caracterização dos personagens, a representação do tempo e do espaço, a representação dos tupinambá. O livro constrói olhares múltiplos e contemporâneos sobre e com os Tupinambá do sul da Bahia, justapondo diferentes temporalidades e espacialidades, abordando os conflitos de terra, as dificuldades e os tensionamentos na defesa dos territórios, assim como as festas, os encontros, as trocas e os afetos. O esforço de fugir de estereótipos, do exotismo e da classificação hierarquizante do outro, acaba por recriar as possibilidades e convenções da linguagem dos quadrinhos. A investigação acadêmica e jornalística e o diálogo com a comunidade são traduzidos por imagens que nos deslocam no tempo e no espaço, escancarando a violência dos encontros interculturais, aguçando nossos sentidos para outros modos de existência, outras perspectivas de mundo. As cenas nos jogam na dimensão do trabalho, da luta e da reza, do sagrado e do simbólico, das materialidades e subjetividades do povo tupinambá. Passado e presente se constituem nas relações cotidianas entre pessoas, animais, entes sobrenaturais, antepassados, encantados, natureza, espíritos.

Biografia do Autor

Marilda Queluz, UTFPR

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na linha de pesquisa Mediações e Culturas. Lider do grupo de pesquisa Design & Cultura. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2110123354319236

Downloads

Publicado

07-05-2025

Como Citar

QUELUZ, M. Contar histórias como estratégia de luta e de acolhimento: narrativas tupinambá presentes nos quadrinhos Os donos da terra (2020). Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 21, n. 37, 2025. DOI: 10.48075/rlhm.v20i36.33958. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/33958. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA