NARRATIVAS DE CORPOS E IDENTIDADES EM DOCUMENTÁRIOS SOBRE MULHERES LATINO-AMERICANAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.26063Keywords:
Helena Solberg, Cinema documentário, América Latina, Literatura Comparada, Estudos InterartesAbstract
Os documentários Simplesmente Jenny (1977) e Meu corpo, minha vida (2017), em um período de 40 anos, unem dois momentos distintos do cinema de Helena Solberg. Ambos estão ancorados em observação e análise das existências de mulheres permeadas por ideais sexistas no curso da História, das Artes e Literaturas. Pautam-se, inclusive, por imposições sociais que propiciam o auge da violência contra a mulher existencial e politicamente, a partir de sociedades muito marcadas por imposições totalitárias de origem colonial. Assim, tais formações históricas encontram ressonância em discursos hegemônicos que estruturalmente embasaram as sociedades latino-americanas e são deflagradas justamente nas narrativas cujas interseccionalidades apresentam-se como um imperativo para a interrupção de expressões, vozes e vivências.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.