A VIAGEM NA POÉTICA DE HELENA KOLODY
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v12i19.15685Palavras-chave:
Poesia Paranaense, Helena Kolody, Poética da Viagem.Resumo
Cruz Machado é o ponto de partida da vida de Helena Kolody, poetisa considerada pela crítica de valor inestimável, escreveu no Paraná sobre coisas da realidade paranaense e por esta perspectiva se revelou um novo dado nacional. Nesta colônia a filha mais velha e a primeira brasileira da família Kolody nasceu e viveu os seus dois primeiros anos. De cidade em cidade, Helena fixa residência na capital paranaense e deixa seu nome para sempre gravado na memória do Paraná como poetisa. Dos muitos temas explorados pela poetisa em sua poesia, um deles ganha relevo por se tratar de sua ascendência eslava: a imigração e com ela os temas filiados - a viagem e suas variantes, a presença do imigrante, a absorção e acomodação cultural – são temas que visitaram com certa frequência sua poesia. Este artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre o tema da viagem que materializa em expressão poética uma experiência por vezes não vivenciada. O tema se confirma e reafirma no deslocamento do imigrante, no sofrimento estampado, na esperança acalentada, no movimento interiorizado, na partida definitiva, nas viagens espaciais, nas formas diversas de escapismo. A viagem como deslocamento do mundo real para um mundo criado a partir de um desejo de ascensão em direção ao infinito materializa-se nas imagens poéticas que compõem inúmeros poemas escritos por nossa poetisa.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
SOARES, M. C. A VIAGEM NA POÉTICA DE HELENA KOLODY. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 12, n. 19, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v12i19.15685. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/15685. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ CONFLUÊNCIAS ENTRE LITERATURA, CULTURA E OUTROS CAMPOS DO SABER
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.