POESIA, CHÁ E TORRADAS NO CAFÉ CENTRAL: O EXISTENCIALISMO NA LITERATURA PARAENSE (1946-51)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16080Palavras-chave:
literatura, existencialismo, Sartre, Rilke, BelémResumo
O artigo procura mostrar, no contexto da década de 1940, momento de fatos tais como a Segunda Guerra Mundial (1939-45) e o Estado Novo (1937-45), o surgimento da chamada Geração de 45, e, além disso, estabelece uma discussão acerca da literatura contemporânea, destacando, principalmente, a influência do simbolismo e do existencialismo na literatura mundial. Esses pontos de análise elencados são relevantes para o entendimento da formação da literatura brasileira e compreender, a partir disso, o surgimento, na cidade de Belém, de um grupo cultural em meados dos anos de 1940. Grupo que, em 1946 se consolidaria como a Turma do Central, e ganharia destaque na construção de uma nova poesia, de uma nova vida literária e de uma identidade geracional.Downloads
Publicado
24-07-2017
Como Citar
CANGUSSU, D. S. POESIA, CHÁ E TORRADAS NO CAFÉ CENTRAL: O EXISTENCIALISMO NA LITERATURA PARAENSE (1946-51). Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 21, p. 165–183, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i21.16080. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/16080. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.