MEMÓRIA, HISTÓRIA E FICÇÃO EM JOSÉ DE ALENCAR: A EVOCAÇÃO DAS LEMBRANÇAS EM LUCÍOLA, DIVA E SENHORA

Autores

  • Renato Drummond Tapioca Neto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17821
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Palavras-chave:

José de Alencar, Memória, História, Ficção

Resumo

Entre os anos de 1855 e 1877, José de Alencar produziu uma série de romances, peças de teatro e crônicas. Sua produção literária é classificada em três tipos: indianista, regionalista e de costumes. Nessa última, podemos destacar os chamados romances urbanos do autor, dos quais Lucíola (1862), Diva (1864) e Senhora (1875), que juntos compõem a série de perfis femininos do autor, serão o nosso foco de análise neste estudo. Abordaremos de que forma a memória e a história foram tratadas na narrativa ficcional de Alencar, com o objetivo de construir um painel verossímil da sociedade brasileira na segunda metade do século XIX. Para tanto, partiremos de uma discussão sobre a relação estabelecida entre os campos da memória e da história, e como esses campos interagem na releitura do tempo vivido. Em seguida, observaremos de que forma essas noções se aplicam à produção de José de Alencar e como ele se apropriou de elementos do cotidiano para criar uma história imaginada para o Brasil, através dos seus perfis, destacando a recordação e a ficcionalização das lembranças nas referidas obras.

Biografia do Autor

Renato Drummond Tapioca Neto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, CAPES. Licenciado em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

DRUMMOND TAPIOCA NETO, R. MEMÓRIA, HISTÓRIA E FICÇÃO EM JOSÉ DE ALENCAR: A EVOCAÇÃO DAS LEMBRANÇAS EM LUCÍOLA, DIVA E SENHORA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 22, p. 389–413, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i22.17821. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/17821. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA