DA MARGEM DA HISTÓRIA PARA O CENTRO DA FICÇÃO: A INSCRIÇÃO DA CULTURA POPULAR EM ALFARRÁBIOS, DE JOSÉ DE ALENCAR

Autores

  • Rafaela Mendes Mano Sanches Universidade Estadual Paulista Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17873
Agências de fomento
Universidade Federal de Sergipe, CAPES

Palavras-chave:

literatura brasileira, cultura popular, romance histórico

Resumo

Este trabalho propõe analisar a representação da cultura popular no texto Alfarrábios: crônicas dos tempos coloniais (1872), atentando-se ao processo de simbiose cultural, explorado pelos meios com que ficcionaliza o contato entre a cultura letrada e a cultura popular no período seiscentista – época abordada pelas crônicas constituintes do livro. O gênero adotado por Alencar em Alfarrábios suscita reflexões sobre as zonas de contato entre história e ficção; nomeados de “crônicas”, os textos são construídos à maneira das crônicas coloniais, mas permeáveis à inventividade literária que se sintoniza com o repertório popular a fim de preencher as lacunas da história deixadas pelos registros oficiais. Desse modo, o objetivo de nosso estudo é investigar o delineamento das linhas de força da crônica alencariana sob influxo da relação dialética entre historiografia oficial e registro das matrizes folclóricas do país. A crônica de Alfarrábios, por um lado nutre-se das formas de representação próprias da história oficial, entrevista em gêneros como crônica histórica e a ficção de caráter histórico; por outro, se apropria do repertório das narrativas lendárias, acercando-se delas com liberdade inventiva e linguagem francamente poética; tais características permitem ler os textos de Alfarrábios à luz do contexto da discussão sobre as fronteiras entre os gêneros e os limites entre ficção e história que ocuparam os letrados durante o século XIX. Nossa pesquisa se debruça sobre as especificidades do gênero das crônicas de Alfarrábios com vistas também a reconstituir as discussões em torno dos conceitos de história e tradição popular, que a apreensão do material lendário, importante para Alfarrábios, suscita no âmbito da investigação do objeto histórico.

Biografia do Autor

Rafaela Mendes Mano Sanches, Universidade Estadual Paulista Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Teoria e História Literária, na área de Concentração em História e Historiografia literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas.

Pós-doutoranda em Estudos Literários da Universidade Federal de Sergipe. Bolsista Capes/PNPD

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

SANCHES, R. M. M. DA MARGEM DA HISTÓRIA PARA O CENTRO DA FICÇÃO: A INSCRIÇÃO DA CULTURA POPULAR EM ALFARRÁBIOS, DE JOSÉ DE ALENCAR. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 22, p. 203–223, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i22.17873. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/17873. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LITERATURA KITSCH E CULTURA POPULAR