ENTRE O REAL E O FICCIONAL: TRAÇOS AUTOBIOGRÁFICOS EM MARÍLIA DE DIRCEU
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i23.18056Palavras-chave:
Literatura autobiográfica, Arcadismo, gênero memorial, literatura brasileira.Resumo
Desde a sua chegada no Brasil, o Arcadismo desempenhou um papel fundamental em nosso país, não apenas por preconizar a construção de um cânone literário com elementos propriamente nacionais, mas também por protagonizar um dos períodos mais conturbados de nossa história, conhecido pelo nome de “Inconfidência Mineira”. Uma das obras literárias que por vezes é tomada como um documento histórico, é o conjunto de liras “Marília de Dirceu”, que teve sua autoria atribuída ao luso/brasileiro Tomás Antônio Gonzaga, poeta que desde o início da conspiração manteve estreitos laços com os mentores dessa conjuração. Sabendo que tal obra poética oscila entre o factual e a subjetividade, nosso trabalho terá como objetivo analisar as características de uma possível escrita autobiográfica presente em seus versos, destacando o momento histórico e literário em que estava inserido, assim como as similitudes de Gonzaga e Maria Dorotéia entre seus respectivos personagens, Dirceu e Marília. Também evidenciaremos alguns elos que unem o mundo real com o ficcional da obra (diegese), estabelecendo uma comparação entre eles, com o intuito de aproximarmos suas peculiaridades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.