FICCIONALIZAÇÃO HISTÓRICA-LITERÁRIA NO ROMANCE BOCA DO INFERNO DE ANA MIRANDA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i23.18183
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave:
Romance. Investigação. Ficção. História. Personagem.Resumo
O presente artigo se refere ao estudo do romance Boca do inferno, da escritora Ana Miranda, cujo objetivo é investigar as relações entre ficção e história presente no discurso da obra. Para isso, se faz necessário conhecer sobre o contexto histórico abordado, no qual aparecem como personagens, representantes de um tempo, o poeta Gregório de Matos e o Pe. Antonio Vieira. Como fundamentação teórico-metodológica, recorremos às diversas teorias, que consideramos essenciais a qualquer pesquisa sobre ficção histórica, na busca de perceber em que ponto se distinguem e em que ponto se aproximam da obra de Ana Miranda, entre elas O romance histórico, do filósofo György Lukács, La nueva novela histórica de la America Latina, de Seymour Menton e A poética do pós-modernismo: história, teoria e ficção, de Linda Hutcheon. Ainda buscamos fontes teóricas mais próximas do cenário nacional, a fim de facilitar e ampliar o nosso entendimento sobre ficção histórica, como em Ficção histórica: teoria e critica, de Marilene Weinhardt e Introdução ao romance histórico, de Alcmeno Bastos.Downloads
Publicado
04-08-2018
Como Citar
BITTENCOURT, T. FICCIONALIZAÇÃO HISTÓRICA-LITERÁRIA NO ROMANCE BOCA DO INFERNO DE ANA MIRANDA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 14, n. 23, p. 195–218, 2018. DOI: 10.48075/rlhm.v14i23.18183. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/18183. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.