LITERATURA ENTRE DESLOCAMENTOS E FRONTEIRAS: MEDIANDO VOZES
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i23.19739Palavras-chave:
Poesía, Cuerpo, Género, Judith Butler, Luiza Romão.Resumo
Este ensaio propõe-se a ler três corpus para elaborar uma mediação entre vozes femininas na contemporaneidade. O primeiro se localiza em uma oficina de Poesia para Mulheres em um acampamento do MST, durante uma semana, realizado na passagem do século XX ao XXI e é claro que não tem a intenção de apresentar um modelo de comportamento válido para todo o movimento. O dado é isolado, mas vale por recuperar uma experiência de interação entre uma pesquisadora urbana, intelectualizada que, ao idealizar a mulher do campo que luta, sofre um impacto e se vale de divagação semântica sobre um léxico codificado como parte da tradição de uma “essência” do ser feminino. A concepção de mulher encaixada num nicho da domesticidade contradiz a vivência concreta em um movimento social marcado pela carência de propriedade da terra. O segundo se refere a atos de protesto e rejeição a la vinda de Judith Butler a Brasil. Esta investigadora norte-americana introduziu a ideia de que o gênero se constrói com a performatividade. Em um Brasil permeado pela ascensão de um pensamento de direita, as donas batem panelas em janelas de apartamento e disseminam o ódio a tudo que questiona a visão heterossexual y reclamam prohibir las reflexiones de gênero. A terceira leitura refere-se à obra poética Sangria (2017) de Luiza Romão que propone um corpus sobre o corpo feminino assumido como território do imaginário na temporalidade descolonizadora. Uma subjetividade que na literatura performática traduz o vínculo do corpo à política na estética e a estética na política.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.