REPRESSÃO E RESISTÊNCIA A PARTIR DAS RELAÇÕES DE PODER EM MORGAN, DE GRISELDA GAMBARO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i26.22542Resumo
Este artigo apresenta como objeto de estudo as relações de poder na peça Morgan (1989), de Griselda Gambaro, a partir do relacionamento entre os personagens Morgan e María. Para tanto, são considerados seus posicionamentos antagônicos enquanto indivíduos inseridos em uma organização social caracterizada por um sistema de governo totalitário: o primeiro como impulsionador da repressão e a segunda como agente de resistência. Fundamentando-se nas noções de poder segundo Michel Foucault, investiga-se como os mecanismos de controle intervêm no comportamento dos sujeitos e na construção do discurso na obra, principalmente em relação às atitudes repressivas e de imposição, levando em conta as referências à conjuntura política e militar da ditadura na Argentina, responsáveis pela construção crítica do enredo da peça.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.