MULHER, MEMÓRIA E DITADURA NO BRASIL: OS LUGARES DE ESCASSEZ EM OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i26.22885Palavras-chave:
Mujer, Militancia, Memoria, Dictadura.Resumo
O presente artigo pretende analisar a construção da memória em Outros cantos (2016), de Maria Valéria Rezende, publicado após a conclusão dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e na esteira de rememoração do cinquentenário do golpe militar. A obra de teor testemunhal, onde as fronteiras da memória, história e testemunho se intercruzam, desloca-se entre o presente enunciativo e o passado da narradora Maria. Ao rememorar o passado ditatorial brasileiro (1964-1985), a escrita de autoria feminina concede protagonismo à mulher-militante, a qual sofreu com um duplo apagamento na historiografia oficial, desvelando a participação dessas mulheres nas organizações políticas. Sendo assim, ao ceder voz aos silenciados, também focaliza o nordeste brasileiro, como palco de resistência e cenário para representar a alegoria da falta: a ausência de direitos políticos e equidade de gêneros, o qual desvela que a opressão sofrida pela mulher é anterior à violência dos agentes de Estado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.