“VOZES DE UM GOLPE”: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA DITADURA MILITAR EM MÃE JUDIA, 1964, DE MOACYR SCLIAR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24395Palavras-chave:
Literatura, História, Mãe Judia, 1964, Ditadura Militar.Resumo
O presente trabalho corresponde a um recorte da dissertação de mestrado “Literatura no contexto da Ditadura Militar: Uma experiência de ensino com o conto Mãe Judia, 1964, de Moacyr Scliar”. Nesse sentido, este artigo busca analisar a representação da Ditadura Militar e as implicações desse contexto histórico no comportamento dos personagens, presentes na narrativa. Os questionamentos que motivaram o estudo a seguir foram: A leitura do conto pode contribuir para ampliar a compreensão da realidade política após 1964? Como podemos observar a relação entre a subjetividade da mãe judia e o contexto histórico? De que forma o estudo desta narrativa pode contribuir para uma compreensão ressignificativa da Ditadura Militar? O estudo empreendido aqui é de caráter analítico-interpretativo e utiliza como embasamento teórico as concepções de Regina Dalcastagné (1996- 2008), Tânia Pellegrini (1996), Figueiredo (2017), Gagnebin (2006), dentre outros. Enfim, a partir desta análise, espera-se contribuir para ampliar a compreensão da realidade política e histórica após 1964 e evidenciar a colaboração da sociedade civil em relação ao golpe militar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.