O TEMPO DE EXU: NECROPOLÍTICA, HISTÓRIA E MEMÓRIA EM KINDRED
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i27.24517Palavras-chave:
Kindred, Exu, tempo, memória, necropolítica.Resumo
O presente artigo propõe-se a investigar as implicações de tempo, história e memória exploradas em Kindred: Laços de Sangue, da escritora afroamericana Octavia Butler. Publicado originalmente em 1979, Kindred é narrado em primeira pessoa por Dana, uma escritora negra de 26 anos que é transportada para outro tempo e espaço (a plantação), repetidamente, sempre com o intuito inicial de salvar a vida de um antepassado branco. A relação entre o deslocamento temporal e a memória colonial serão entrelaçadas à cosmologia Nagô de tempo não linear, sobretudo pelo princípio de Exu que esfacela a noção de História enquanto progressão contínua, para pensar as estratégias narrativas utilizadas pela autora. Partindo da noção de necropolítica e da experiência do tempo, propõe-se igualmente refletir as imbricações entre trauma, corpo, memória e resistência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.