Metaficção historiográfica e paródia gótica em Alias Grace, de Margaret Atwood
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24541Palavras-chave:
Margaret Atwood, Literatura Gótica, metaficçãoResumo
Este estudo tem como objetivo investigar como o romance Alias Grace (1996), de Margaret Atwood, usa a metaficção para se conectar com, construir a partir de e desafiar as convenções do gênero literário Gótico. Para tal, usamos os conceitos de metaficção historiográfica e paródia como definidos por Hutcheon (1988). A partir desse referencial teórico, Alias Grace é analisado como uma paródia Gótica. Conclui-se que o romance apresenta uma perspectiva fragmentada e descentralizadora, desafiando interpretações absolutas dos registros históricos assim como do passado literário. Similarmente, ele também desafia convenções estabelecidas ao decorrer da história da literatura, incorporando diversas referências irônicas às narrativas Góticas. Além disso, o texto incorpora ambos Gótico Masculino e Gótico Feminino, com cada tradição criticamente espelhando a outra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.