MELANCOLIA COMO FORMA LITERÁRIA EM SÃO BERNARDO: UM VIÉS PSICANALÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24564Palavras-chave:
São Bernardo, Graciliano Ramos, Melancolia, PsicanáliseResumo
O presente artigo propõe uma leitura do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, que considere a melancolia como um dispositivo formal essencial para a narrativa. Para tanto, utilizamo-nos as reflexões psicanalíticas sobre a condição melancólico e a partir dele consideramos os elementos da narrativa da obra que indiquem tal presença. Postulamos que Paulo Honório não possui uma personalidade monolítica, mas antes complexa e contraditória, e suas relações pessoais extrapolam a reificação e interesses econômicos: caso contrário, a morte de Madalena não lhe causaria o estado de letargia que o faz escrever o livro. Além disso, afirmamos que é a melancolia e seu desejo de autopunição que forçam o narrador-personagem a contar sua história.
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