NÃO ÉS TU, BRASIL: LITERATURA E HISTÓRIA NO TEMPO DA REPRESSÃO MILITAR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i27.24573
Agências de fomento
Palavras-chave:
Não és tu, Brasil, Marcelo Rubens Paiva, literatura, história.Resumo
O presente artigo estuda as interlocuções entre literatura e história no romance Não és tu, Brasil (1996), de Marcelo Rubens Paiva. Nesta obra, o escritor brasileiro, por meio de uma narrativa polifônica e multifacetada, expõe as dificuldades, violências e opressões sofridas por Carlos Lamarca e seus companheiros da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) na luta contra o regime militar da época. Ao produzir um texto literário que adota como tema e enredo um acontecimento histórico, Paiva promove um processo de releitura da história pela literatura, promovendo um diálogo interdisciplinar que possibilita uma ampla reflexão acerca de um dos momentos delicados do Brasil no século XX. O estudo é desenvolvido através da discussão teórico-crítica da obra adotada como corpus, procurando-se detectar os modos pelos quais ocorre na narrativa a construção das relações intertextuais entre os elementos históricos e ficcionais.Downloads
Publicado
06-08-2020
Como Citar
OLIVEIRA, R. V. R.; MATIAS, F. dos S. NÃO ÉS TU, BRASIL: LITERATURA E HISTÓRIA NO TEMPO DA REPRESSÃO MILITAR. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 83–96, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i27.24573. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24573. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ: MANIFESTAÇÕES DE RE-EXISTÊNCIA: A LITERATURA EM TEMPOS DE REPRESSÃO
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.