DE OPRIMIDO A OPRESSOR: UM ESTUDO DO ‘HABITUS’, DE PIERRE BOURDIE NAS OBRAS ANIMAL FARM, DE GEORGE ORWELL E SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24627Palavras-chave:
Relações sociais, Habitus, Poder, Literatura e sociedade.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a postura do porco Napoleão, personagem principal da obra Animal Farm, de George Orwell e de Paulo Honório, protagonista do livro São Bernardo, de Graciliano Ramos. Cercados pelos muros sociais, ambas as personagens são impossibilitadas de romper com sua condição e acabam levadas às práticas antigas de dominação. Reflexões acerca da teoria do ‘habitus’, de Pierre Bourdieu, norteiam o presente trabalho e oferecem subsídios necessários para a compreensão das relações sociais estabelecidas nas obras estudadas bem como as da vida real. Para além das contribuições de Bourdie, buscamos abordar a relação entre literatura e sociedade à luz de Antonio Candido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.