TRANSGREDINDO O GÊNERO: DIALOGISMO E POLIFONIA NARRATIVA NO ROMANCE FRONTEIRIÇO CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24735
Agências de fomento

Palavras-chave:

Gênero, Dialogismo, Polifonia Narrativa, Romance Fronteiriço.

Resumo

Este artigo visa entender o papel do dialogismo e da polifonia narrativa no romance fronteiriço contemporâneo, entendidos como elementos transgressores das formas tradicionais do gênero romanesco, que encontram lugar em obras literárias de fronteira, contribuindo com a eliminação das fronteiras que vão para além do espaço físico. Com a finalidade de analisar esta questão, abordar-se-á a obra Toda la Tierra (2000) do autor uruguaio Saúl Ibargoyen Islas, que utiliza a própria fronteira (não apenas geográfica) como metodologia para a construção da obra. A partir dos resultados da pesquisa pode-se apontar que nos romances fronteiriços contemporâneos, especificamente naqueles escritos desde, em e sobre fronteiras bilíngues, o gênero romanesco é transgredido por meio de diversas estratégias, que incluem o uso de elementos como a abolição do tempo cronológico, a abolição do narrador onisciente, o uso da intertextualidade, a integração de diversos gêneros textuais dentro dos projetos criativos, e principalmente do dialogismo e a polifonia; tais elementos são utilizados dentro da narrativa como estratégias políticas que tornam a literatura um espaço de denúncia e resistência, visando questionar a homogeneidade e o monologismo defendidos pelo nacionalismo e pelos governos autoritários, respectivamente, destacando que a língua possui signos flexíveis e, inclusive, polissêmicos, e que a comunicação verbal envolve sempre relações dialógicas, pois o sujeito se constitui no mundo a partir do encontro com o outro e, ao mesmo tempo, os discursos são permeados constantemente por outros discursos e pela própria experiência do autor e do leitor.

Biografia do Autor

Nayda Katherine Patino Wandurraga, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

22-12-2020

Como Citar

WANDURRAGA, N. K. P. TRANSGREDINDO O GÊNERO: DIALOGISMO E POLIFONIA NARRATIVA NO ROMANCE FRONTEIRIÇO CONTEMPORÂNEO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 28, p. 306–321, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i28.24735. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24735. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA