TRANSGREDINDO O GÊNERO: DIALOGISMO E POLIFONIA NARRATIVA NO ROMANCE FRONTEIRIÇO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24735Palavras-chave:
Gênero, Dialogismo, Polifonia Narrativa, Romance Fronteiriço.Resumo
Este artigo visa entender o papel do dialogismo e da polifonia narrativa no romance fronteiriço contemporâneo, entendidos como elementos transgressores das formas tradicionais do gênero romanesco, que encontram lugar em obras literárias de fronteira, contribuindo com a eliminação das fronteiras que vão para além do espaço físico. Com a finalidade de analisar esta questão, abordar-se-á a obra Toda la Tierra (2000) do autor uruguaio Saúl Ibargoyen Islas, que utiliza a própria fronteira (não apenas geográfica) como metodologia para a construção da obra. A partir dos resultados da pesquisa pode-se apontar que nos romances fronteiriços contemporâneos, especificamente naqueles escritos desde, em e sobre fronteiras bilíngues, o gênero romanesco é transgredido por meio de diversas estratégias, que incluem o uso de elementos como a abolição do tempo cronológico, a abolição do narrador onisciente, o uso da intertextualidade, a integração de diversos gêneros textuais dentro dos projetos criativos, e principalmente do dialogismo e a polifonia; tais elementos são utilizados dentro da narrativa como estratégias políticas que tornam a literatura um espaço de denúncia e resistência, visando questionar a homogeneidade e o monologismo defendidos pelo nacionalismo e pelos governos autoritários, respectivamente, destacando que a língua possui signos flexíveis e, inclusive, polissêmicos, e que a comunicação verbal envolve sempre relações dialógicas, pois o sujeito se constitui no mundo a partir do encontro com o outro e, ao mesmo tempo, os discursos são permeados constantemente por outros discursos e pela própria experiência do autor e do leitor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.