IMAGENS E MEMÓRIAS DA DITADURA EM PONTOS DE FUGA: HATOUM PENSANDO O PASSADO E O ATUAL DESASTRE POLÍTICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.25480Palavras-chave:
Milton Hatoum, Pontos de fuga, Ditadura Militar, Memórias.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar as imagens da ditadura presentes na obra Pontos de fuga, de Milton Hatoum e, com base na análise das entrevistas do autor, verificar a intencionalidade argumentativa presente na crítica aos regimes de exceção, especialmente ao governo Jair Bolsonaro. O artigo perfaz o caminho da publicação, seu limiar histórico e as denúncias que a obra propõe, acerca da opressão e da violência da ditadura, visualizadas pelo autor como ecos que retumbam no presente político brasileiro por meio de elogiadores do período que se alçaram ao poder a partir do golpe ocasionado pelo impeachment de Dilma Rousseff, aliando passado e presente históricos. O aporte teórico da análise ocorre por meio das obras de Iser (1996); Bauman (2001); Said (2005 e 2007); Eagleton (2006) e Vieira (2007). Por meio de tais teorias busca-se analisar os reflexos dos caminhos cíclicos da política mundial; a importância da ação dos intelectuais por meio de suas representações em defesa da democracia; o locus teórico da literatura de Hatoum; a interpretação por parte de seu leitor, além da estética da criação literária do autor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.