IMAGENS DO PASSADO, DA MEMÓRIA, DA CIDADE – SARTRE E FREUD DO ESCRITOR CATARINENSE SALIM MIGUEL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.25780Palavras-chave:
Salim Miguel, Modernização, Modernismo, Existencialismo, Psicanálise.Resumo
Tomando como chave de análise o passado, a memória e a cidade, buscamos discutir a afirmada influência de Sartre na trilogia Velhice, contos do livro de estreia de Salim Miguel, Velhice e Outros Contos (1951), publicado pela série editorial Edições Sul, impresso vinculado a Revista Sul, experimento modernista que se desenvolveu em Florianópolis entre 1948 e 1957. Na leitura dos contos percebemos uma cisão entre público e privado, o primeiro como lugar da angústia, aquele pertencente aos personagens, o segundo como da liberdade, aquele frequentado pelo narrador. Comparando a outros contos do compilado, observamos uma leitura pelo verso do Existencialismo, sem atinar à busca pelo lugar do ser, construindo sua estética sobre uma pergunta pela esfera urbana da cidade moderna; neste caso, o lugar do privado seria uma expressão do desajustamento dos “velhos”, nascidos ainda no século XIX, em detrimento de uma cidade cuja modernização é efervescente. Coloca-se em jogo uma educação dos sentidos na cidade, antes do que se poderia chamar de educação sentimental. No movimento, os contos de Salim Miguel parecem se aproximar mais de questões que envolvem a psicanálise de Freud e a literatura urbana, amalgamando a formação de uma esfera subjetiva moderna na Florianópolis de meados do século XX.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.