A MORAL RELIGIOSA NAS REPRESENTAÇÕES DA CULTURA CARIOCA NO TEATRO DE NELSON RODRIGUES
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.25966Palavras-chave:
Teatro, Religião, Moralidade, Pecado, MemóriaResumo
Este artigo procura abordar as interferências religiosas no teatro de Nelson Rodrigues, em duas peças teatrais (Anjo Negro - 1948 e Dorotéia - 1950), ambas o dramaturgo envolve as personagens dentro de uma estrutura familiar conservadora que determina os sujeitos da casa. Essa, por sua vez, marcada por forte influência da religião católica no processo de construção das subjetividades e afetos presentes nas narrativas dramáticas. Percebe-se que as relações amorosas estão circunscritas por todo o tempo, sob a égide da religião, como controladora dos corpos e dos discursos, aspecto muito forte na sociedade republicana no início do século XX. Nelson Rodrigues projeta a influência religiosa em suas peças como uma forma de irrupção da memória, nostalgia da infância e juventude na zona norte do Rio de Janeiro, quando chegou na cidade, em 1916, marcando o seu teatro com dilemas morais oriundos da formação familiar carioca, emergindo um clima de tensões e conflitos, em suas representações teatrais em torno do pecado e da salvação.
Palavras - chave: Teatro; Religião; Moralidade; Pecado; Memória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.