A NATUREZA, A “PERSEGUIÇÃO DO REAL” E A “FATALIDADE DO MAL” EM SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.26081
Agências de fomento
Palavras-chave:
Sophia de Mello Breyner Andresen, poesia portuguesa, mal, olhar, real.Resumo
Focalizando a produção ensaística de Sophia de Mello Breyner Andresen, especificamente, o texto “Poesia e realidade”, bem como as seis artes poéticas, em especial, “Arte poética I” e “Arte poética III”, investiga-se a centralidade do olhar, da natureza e da realidade como mecanismos para evidenciar a “fatalidade do mal”, importante expressão andreseniana presente em “Arte poética III”. A leitura crítica de poemas retirados, em sua maioria, de Poesia e de Dual, mostra como a visibilidade, a natureza e o mal se apresentam enquanto temas-chave tanto da lírica, quanto dos ensaios da poeta. Neste itinerário reflexivo, retoma-se a fortuna crítica pelos textos de Eduardo Lourenço, Eduardo Prado Coelho, Maria Andresen de Sousa Tavares e Eucanaã Ferraz. Em relação ao mal e à realidade, dialoga-se com as ponderações de Étienne Borne, Clément Rosset e Peter Sloterdijk.Downloads
Publicado
02-07-2021
Como Citar
DENUBILA, R. V. A NATUREZA, A “PERSEGUIÇÃO DO REAL” E A “FATALIDADE DO MAL” EM SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 17, n. 29, p. 305–325, 2021. DOI: 10.48075/rlhm.v17i29.26081. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/26081. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.