CONSIDERAÇÕES SOBRE A POESIA DE JÚLIA DA COSTA: O CÂNONE LITERÁRIO E O SILENCIAMENTO IMPOSTO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.26107Palavras-chave:
Cânone literário, Silenciamento, Poesia brasileira, Romantismo, Júlia da Costa.Resumo
Este artigo discute a permanência e manutenção do cânone literário do século XIX, considerando-se o silenciamento que tal instituição gerou a autoras/es e obras, tendo como foco, especialmente, a obra da poeta paranaense Júlia da Costa (1844-1911). Para tanto, tomamos como aporte as discussões acerca do silêncio imposto (SONTAG, 2015) e das políticas de silenciamento (ORLANDI, 1997); as considerações sobre o cânone literário (CUNHA, 1999; BONNICI, 2011); e as teorias que amparam a leitura e a crítica do texto poético (PAZ, 2012; MOISÉS, 1989; CICERO, 2017), refletindo, assim, sobre os aspectos do Romantismo (GINSBURG, 1985; DUARTE, 2011) na produção em poesia da autora em foco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Literatura, História e Memória
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.