A história e a história de Yanis Varoufakis
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.33479Resumo
Os anos 2010 foram intensamente marcados por insurreições populares ao redor do mundo, cada uma com razões, formas, significados e direções distintos. Entre elas, destaca-se o movimento ocorrido em 2015 na Grécia, quando a população local se insurgiu contra as cada vez mais agressivas medidas de austeridade impostas por sucessivos governos. Apesar da intensa mobilização, hoje é sabido que o processo resultou na vitória dos banqueiros e, como consequência, a intensificação da crise da Zona do Euro. Após a derrota popular, diversos debates foram travados a respeito das causas que teriam levado ao fracasso da luta popular ante o poder político e econômico das grandes corporações financeiras. Yanis Varoufakis, intelectual e figura política diretamente envolvida no processo, publicou em 2017 Adultos na sala, um relato que combina perspectivas pessoais e históricas sobre o período. Este artigo propõe uma análise literária do texto de Varoufakis, investigando as limitações e as possibilidades oferecidas pela forma romanesca na e para representação e compreensão de fenômenos históricos e coletivos. Ao explorar a relação entre literatura e história, procura-se discutir a potência heurística de narrativas literárias, ainda que “reais” – como é o caso de Adultos na sala –, à compreensão de eventos complexos e multifacetados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.