Poesia sempre
cosmopolitismo, brasilidade e historiografia do presente literário
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.33875Resumo
Este artigo apresenta um breve mapeamento das produções literárias inseridas na revista Poesia sempre, da Biblioteca Nacional, a partir de um projeto desenvolvido no IEB/USP que busca as implicações sobre temáticas, estéticas e influências que a perpassam desde o volume inicial sobre a Semana de Arte Moderna (1993) aos modernismos que dela emanaram. Procura-se apontar alguns traços cosmopolitas ali presentes, na medida em que a revista possui como mote a vontade imperativa de dialogar com países vizinhos e de outros continentes. No que tange à representação da cultura em seus significados compartilhados, apresentamos um diálogo com Stuart Hall levando em consideração as investigações do pesquisador em contato com Barthes, Foucault e Saussure, dentre outros. Por fim, reivindicamos um olhar do passado incorporado no presente em meio a tantas produções contemporâneas em que a literatura parece ganhar novo escopo político e estético. Para tanto, partimos das reflexões de François Dosse, no sentido de confrontar o que diz ser “o privilégio da poeira de arquivos recentes não hierarquizados” (2012), tendo como base o êxito da pesquisa ao dialogar com diferentes áreas do conhecimento, dentre elas, a própria Literatura. Com isso, a Poesia sempre se coloca como mola propulsora inicial para tal investimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.