Poesia sempre

cosmopolitismo, brasilidade e historiografia do presente literário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.33875

Resumo

Este artigo apresenta um breve mapeamento das produções literárias inseridas na revista Poesia sempre, da Biblioteca Nacional, a partir de um projeto desenvolvido no IEB/USP que busca as implicações sobre temáticas, estéticas e influências que a perpassam desde o volume inicial sobre a Semana de Arte Moderna (1993) aos modernismos que dela emanaram. Procura-se apontar alguns traços cosmopolitas ali presentes, na medida em que a revista possui como mote a vontade imperativa de dialogar com países vizinhos e de outros continentes. No que tange à representação da cultura em seus significados compartilhados, apresentamos um diálogo com Stuart Hall levando em consideração as investigações do pesquisador em contato com Barthes, Foucault e Saussure, dentre outros. Por fim, reivindicamos um olhar do passado incorporado no presente em meio a tantas produções contemporâneas em que a literatura parece ganhar novo escopo político e estético. Para tanto, partimos das reflexões de François Dosse, no sentido de confrontar o que diz ser “o privilégio da poeira de arquivos recentes não hierarquizados” (2012), tendo como base o êxito da pesquisa ao dialogar com diferentes áreas do conhecimento, dentre elas, a própria Literatura. Com isso, a Poesia sempre se coloca como mola propulsora inicial para tal investimento.

Biografia do Autor

Carina Ferreira Lessa, USP/UNESA

Carina Ferreira Lessa é doutora e mestre em Literatura Brasileira pela UFRJ e graduada em Letras pela mesma Instituição. Atualmente, desenvolve projeto de pós-doutorado no IEB/USP. Foi coordenadora do projeto de Pesquisa e Produtividade intitulado "Poesia Sempre: pesquisa e Literatura como caminhos para a sociedade contemporânea". É professora convidada nos cursos de mestrado e doutorado em Neurociências e Ciências da Educação na FICS (Facultad Interamerica de Ciencias Sociales) e no Núcleo de Formação Irene Maluf. Atua como professora no curso de graduação em Pedagogia da UNESA.

Downloads

Publicado

07-05-2025

Como Citar

FERREIRA LESSA, C. Poesia sempre: cosmopolitismo, brasilidade e historiografia do presente literário. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 21, n. 37, 2025. DOI: 10.48075/rlhm.v21i37.33875. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/33875. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA