Memórias clandestinas e o trauma do calabouço. La casa de los conejos, de Laura Alcoba

um testemunho sobre a ditadura militar argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v20i36.34017

Resumo

O presente artigo busca, através de relatos de memória e trauma, analisar como ocorreram as experiências de sujeitos que presenciaram as atrocidades da Ditadura Militar na Argentina. Buscamos, ainda, resgatar as memórias do calabouço que circundam o apagamento dos sujeitos que foram vítimas do golpe que resultou no desaparecimento de mais de trinta mil pessoas - muitas das quais seguem desaparecidas, dissertando brevemente sobre os movimentos que resistiram e seguem ativos até que esse capítulo seja encerrado pela justiça. Nesse sentido, tratamos dos temas em questão a partir da análise da obra La casa de los conejos (2008), de Laura Alcoba, tendo em vista o testemunho de suas memórias de infância. Inserida na vertente literária denominada literatura de los hijos – obras, ficcionais ou não, que abordam o período ditatorial argentino sob o ponto de vista daqueles que, não envolvidos diretamente com os fatos – ou os vivenciando em segunda mão, pela proximidade com seus familiares e amigos militantes - são profundamente afetados pelas circunstâncias, muitas vezes calando; muitas vezes testemunhando o que viveram: sua dor. Para tanto, nos valemos dos pressupostos de estudiosos dedicados ao tema, tais como Walter Benjamin (2006, 2010), Aleida Assmann (2011), Eurídice Figueiredo (2017); Jeanne Marie Gagnebin (2006), Maria Rita Kehl (2010), Pierre Nora (1993) e Roland Barthes (2011). 

Biografia do Autor

Luiza Prates dos Santos, Universidade Federal de Pelotas-UFPel

Doutoranda em Literatura, cultura e tradução no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas-UFPel

Claudia Lorena Vouto da Fonseca, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil

Possui Graduação em Letras Hab. Português/Francês e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (1998), Mestrado em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Pós-doutorado pela Universidad Nacional de Cuyo-UNCuyo, Mendoza-Argentina e pela Universidad de Buenos Aires-UBA, Buenos Aires-Argentina. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (UFPel) e editora da Revista Caderno de Letras. Líder do Grupo de Pesquisa Ficção Brasileira no Século XXI, coordena o Projeto de Pesquisa Publicações periódicas latino-americanas em alguns momentos do século XX. É membro do Instituto de Literaturas Modernas (ILM) e do Centro Interdisciplinario de Literatura Hispano Americana (CILHA) da Universidad Nacional de Cuyo. Foi Professora Pesquisadora pela Universidade Aberta do Brasil. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada; Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africanas; Literatura Hispano-americana; atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e História; Literatura latino-americana; Revistas; Redes; Fronteiras; Intertextualidade; Luiz Sérgio Metz; Jorge Luis Borges; Guimarães Rosa; formas narrativas

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

PRATES DOS SANTOS, L.; VOUTO DA FONSECA, C. L. Memórias clandestinas e o trauma do calabouço. La casa de los conejos, de Laura Alcoba: um testemunho sobre a ditadura militar argentina. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 20, n. 36, p. 1–22, 2024. DOI: 10.48075/rlhm.v20i36.34017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/34017. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: TEMPOS EM FRICÇÃO: DESBORDAMENTOS E TRANSFORMAÇÕES DA FICÇÃO HISTÓRICA