Simbologia sagrada e profana em Torto Arado, de Itamar Vieira Junior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.34313

Resumo

Os símbolos são elementos que estão presentes no universo e suas significações revelam contextos importantes para o conhecimento da humanidade. Assim, é perceptível que as narrativas literárias tragam em suas tramas uma gama desses elementos, contribuindo para melhor compreendê-las, assim também como os elementos que fazem parte do mundo. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar os significados dos símbolos sagrados e profanos em Torto Arado, de Itamar Vieira Junior. Para isso, dividimos o estudo em dois momentos: a priori, elaboramos discussões teóricas acerca da religiosidade e, posteriormente, apresentamos uma análise dos símbolos sagrados e profanos. Seguimos um percurso metodológico, inferindo que esta pesquisa é do tipo qualitativo-bibliográfica. Para embasamento teórico nos debruçamos sobre os estudos de Elaide (2010) e Chevalier Gheerbrant (1998). Conclui-se que os símbolos sagrados e profanos contidos na obra Torto Arado podem colaborar para que compreendamos mais sobre a cultura, a religião, o homem e o mundo.

Biografia do Autor

Nadiel Cavalcante de Sousa, UFRN

Possui licenciatura em Letras e em Educação Física. Possui Mestrado em Educação Física. Atua como coordenador na escola Mestre Júlio Sarmento.

Francisco Vinicius Ferreira Gomes, UEPB

Possui graduação em Ciências Sociais e Psicologia. Possui mestrado em Ciências Sociais e Psicologia. Atua como psicólogo da rede de atenção básica e na educação em Santa Cruz - PB.

Eloyse Emmanuelle Rocha Braz Benjamim, UFRN

Possui licenciatura em Educação Física. Possui Mestrado em Educação Física. Atua como profissional de Educação Física na Secretaria municipal de saúde de Natal e na Secretaria de Educação do estado de Natal.

Downloads

Publicado

07-05-2025

Como Citar

CAVALCANTE DE SOUSA, N.; FERREIRA GOMES, F. V.; ROCHA BRAZ BENJAMIM, E. E. Simbologia sagrada e profana em Torto Arado, de Itamar Vieira Junior. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 21, n. 37, 2025. DOI: 10.48075/rlhm.v21i37.34313. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/34313. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA