O LABIRINTO DO FAUNO E A ESPINHA DO DIABO: O GÊNERO FANTASIA NAS REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA

Autores

  • Daniel Serravalle de Sá

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v8i12.6977

Palavras-chave:

O Labirinto do Fauno, A Espinha do Diabo, representação histórica, gênero fantasia, ditadura militar

Resumo

Nos filmes O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006) e A Espinha do Diabo (El Espinazo del Diablo, 2001) o diretor mexicano Guillermo del Toro trabalha a questão da representação histórica ao ambientar suas narrativas no contexto da guerra civil espanhola. No que concerne os gêneros textuais, essas narrativas fílmicas podem ser compreendidas dentro da designação ampla chamada ‘filme histórico’. Entretanto, com a introdução de elementos do gênero fantasia, a representação da categoria histórica no filme se torna mais complexa, produzindo diferentes camadas de compreensão e problematizando o entendimento de aspectos específicos da realidade. Esse texto tem como objetivo destacar algumas cenas centrais nos dois filmes nas quais o elemento fantástico e o sobrenatural desafia o entendimento tradicional da historiografia.

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Publicado

06-12-2012

Como Citar

SERRAVALLE DE SÁ, D. O LABIRINTO DO FAUNO E A ESPINHA DO DIABO: O GÊNERO FANTASIA NAS REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 8, n. 12, 2012. DOI: 10.48075/rlhm.v8i12.6977. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/6977. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ VISÕES E (RE)VISÕES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA NA LITERATURA