O LABIRINTO DO FAUNO E A ESPINHA DO DIABO: O GÊNERO FANTASIA NAS REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v8i12.6977Palavras-chave:
O Labirinto do Fauno, A Espinha do Diabo, representação histórica, gênero fantasia, ditadura militarResumo
Nos filmes O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006) e A Espinha do Diabo (El Espinazo del Diablo, 2001) o diretor mexicano Guillermo del Toro trabalha a questão da representação histórica ao ambientar suas narrativas no contexto da guerra civil espanhola. No que concerne os gêneros textuais, essas narrativas fílmicas podem ser compreendidas dentro da designação ampla chamada ‘filme histórico’. Entretanto, com a introdução de elementos do gênero fantasia, a representação da categoria histórica no filme se torna mais complexa, produzindo diferentes camadas de compreensão e problematizando o entendimento de aspectos específicos da realidade. Esse texto tem como objetivo destacar algumas cenas centrais nos dois filmes nas quais o elemento fantástico e o sobrenatural desafia o entendimento tradicional da historiografia.Downloads
Publicado
06-12-2012
Como Citar
SERRAVALLE DE SÁ, D. O LABIRINTO DO FAUNO E A ESPINHA DO DIABO: O GÊNERO FANTASIA NAS REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 8, n. 12, 2012. DOI: 10.48075/rlhm.v8i12.6977. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/6977. Acesso em: 3 nov. 2024.
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DOSSIÊ VISÕES E (RE)VISÕES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA NA LITERATURA
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