ECOS DA GUERRA CIVIL EM A SOMBRA DO VENTO E SOLDADOS DE SALAMINA: O PAPEL DO ESCRITOR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v8i12.6989Palavras-chave:
literatura espanhola, guerra civil, memóriaResumo
Neste artigo, pretendo fazer uma comparação entre duas obras: A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón e Soldados de Salamina de Javier Cercas. Ambas as obras foram publicadas em 2001, têm como pano de fundo a cidade de Barcelona e a região da Catalunha e trazem nas suas linhas ecos da guerra civil e da história de Espanha. De modos distintos, os seus narradores vão empenhar-se numa investigação que os leva a tecer uma manta de retalhos com todas as histórias, livros e pessoas com quem se cruzam. Nessa busca incessante pela verdade, percebemos que ela não é una, pois cada um tem a sua versão dos factos, cada um leva consigo uma peça importante no grande puzzle da reconstrução histórica. O leitor, por sua vez, desfia essa manta de retalhos e vai aprendendo histórias que viveram nas sombras e agora se resgatam, vai reconhecendo traços da sociedade espanhola e o impacto que teve a guerra e o «pacto de silencio». Quis sobretudo assinalar a importância do escritor para manter viva a História e tudo o que faz parte dela, a importância do escritor para reflectir sobre a veracidade dos factos, a verosimilhança dos testemunhos, a memória transfigurada e a heroicidade dos seus protagonistas. Se continuamos vivos enquanto nos recordam, recordemo-nos do passado para que o presente possa manter viva essa herança e, assim, construirmos um futuro melhor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.