HISTÓRIA E TESTEMUNHO EM RÉQUIEM POR UN CAMPESINO ESPAÑOL, DE RAMÓN JOSÉ SENDER
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v8i12.7146Palavras-chave:
Testemunho, Guerra Civil, literatura espanholaResumo
: O presente trabalho pretende apresentar um estudo analítico do romance “Réquiem por un campesino español” (inicialmente intitulado “Mosén Millán”), do escritor espanhol Ramón José Sender, considerando, principalmente, os elementos testemunhais que o compõem. Ao ter como foco os estudos sobre o testemunho literário, especialmente os que envolvem as concepções de testemunho que se baseiam nos relatos da shoah (o termo shoah, em hebraico, significa catástrofe, destruição), que reúnem em si a tentativa de representação, em geral por seus sobreviventes, de um momento histórico catastrófico e traumático; tem-se por objetivo observar como foi se constituindo, no decorrer da obra, a representação literária de um momento catastrófico específico da História Espanhola, o início do século XX – período permeado por discordâncias políticas e muita violência, no qual se desenvolveram a Guerra Civil, o início da Segunda Guerra Mundial e o início da Ditadura Franquista – a fim de desenvolver uma interpretação da obra que seja capaz de contribuir para a (re)construção de um olhar crítico sobre a realidade espanhola desse período, observando o romance de Sender como um elemento significativo para a reflexão sobre a literatura, a história e a possibilidade da representação das experiências traumáticas que podem ser vivenciadas pelo ser humano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.