O COLETIVO EM NOCHE DE GUERRA EN EL MUSEO DEL PRADO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v8i12.7152Palavras-chave:
Literatura, Memória, Guerra Civil Espanhola, Franquismo, Museu do Prado.Resumo
Este artigo trata da peça teatral Noche de guerra en el Museo del Prado, do escritor espanhol Rafael Alberti, escrita em 1956, durante seu longo exílio na Argentina. O objetivo deste texto é apresentar uma análise da obra, estabelecendo relação com a historia da Espanha e a Guerra Civil, além de provar a importância da participação dos personagens do povo na peça teatral, dando-lhe ao livro o caráter exemplar para a mobilização popular. A obra ficcional parte de um acontecimento real, do qual Alberti foi protagonista: o salvamento das principais obras do Prado para que escapassem dos ataques franquistas na Guerra Civil Espanhola. Na peça os milicianos descem os quadros ao subsolo do Museu para que eles fiquem mais protegidos dos bombardeios em novembro de 1936, acontecimento que Alberti nos apresenta em paralelo a outra situação de resistência popular, a de maio de 1808, contra as tropas napoleônicas, retratada por Goya em desenhos e águas-fortes. Estas considerações mostram que a visão de arte presente na peça é a marxista e que a obra incentiva à mobilização popular contra a dominação estrangeira e a usurpação da democracia. Esta análise está pautada nos seguintes aspectos: o tempo e o espaço, o cenário, os personagens, a relação entre o enredo da peça e a história da Espanha, o paralelo entre a guerra de 1936 e a de 1808, os planos paralelos na peça e a participação do coletivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.