EL CORAZÓN HELADO OU A MEMÓRIA EM CHAVE SENTIMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v8i12.7344Resumo
El corazón helado (2007), de Almudena Grandes, reivindica a memória dos vencidos da Guerra Civil Espanhola por meio da saga de duas famílias: os Fernández, republicanos exilados na França e os Carrión, que se beneficiam do regime franquista e prosperam financeiramente. Para tanto, a autora arma uma intriga em que se cruzam a paixão amorosa e a inquietude em torno à memória familiar dos protagonistas, Álvaro Carrión e Raquel Fernández Perea. Álvaro parte da indagação em torno ao passado do pai para investigar sobre o passado da família e Raquel busca pela vingança fazer justiça aos danos provocados no passado pelos Carrión aos Fernández Perea. No entanto, estes programas narrativos são influenciados pela paixão amorosa que irrompe na ficção, redirecionando os personagens rumo à reconciliação simbólica entre vencedores e vencidos. Desta forma, pretendemos demonstrar que o romance adquire sentido quando lido nesta chave crítica, valendo-se da teorização de Northrop Frye sobre os modos da ficção no primeiro ensaio de Anatomia da Crítica. Neste caso, temos o que o crítico canadense denomina recriação “sentimental” (tardia) do modo romanesco. Assim, podem ser relevadas as virtudes e, sobretudo, os limites estéticos desta proposta ética desenvolvida por meio da ficção pela escritora espanhola.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
PEREIRA, F. EL CORAZÓN HELADO OU A MEMÓRIA EM CHAVE SENTIMENTAL. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 8, n. 12, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v8i12.7344. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/7344. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ VISÕES E (RE)VISÕES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA NA LITERATURA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.