Qualidade de vida dos profissionais da atenção primária em saúde
DOI:
https://doi.org/10.48075/aes.v3i1.25903Palavras-chave:
Qualidade de vida, pessoal de saúde, atenção primária à saúde.Resumo
Objetivou-se avaliar a qualidade de vida dos profissionais atuantes nas Estratégias de Saúde da Família, sendo este um estudo de campo, quantitativo, com aplicação do questionário WHOQOL-bref. Os dados foram coletados de junho a agosto de 2019 e analisados pelo SPSS 25.0. Obteve-se uma participação de 200 funcionários, sendo 190 do sexo feminino. Em relação à qualidade de vida no geral, a mesma foi classificada como regular, por 148 profissionais. Na avaliação dos domínios separadamente, os mesmos também obtiveram o resultado regular. Entre os quatro domínios avaliados, o domínio físico obteve a menor média, de 57,58. Em contrapartida, a maior média foi do domínio social, 68,75. Percebeu-se, ainda, que um elevado número (63) de pesquisados relatou fazer uso de alguma medicação psicotrópica, sendo 51 da classe antidepressiva. Denota-se a necessidade de intervenções para este público, pois um serviço de qualidade só é ofertado quando há uma boa qualidade de vida associada a boas condições de saúde física e psicológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Acta Elit Salutis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.