Eficiência da técnica de PCR e da Captura Híbrida para a detecção do HPV: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.48075/aes.v8i2.28263Palavras-chave:
HPV, Captura híbrida, PCR, IdentificaçãoResumo
O Papilomavírus Humano (HPV) é responsável por causar umas das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns. O HPV é categorizado em dois grupos (baixo e alto risco oncogênico). Objetivou-se determinar se a técnica de Reação em Cadeia da Polimerase é mais eficiente para a detecção do HPV em relação a técnica de Captura Híbrida. Foram realizadas buscas com os descritores: “HPV”, “Hybrid Capture”, “PCR” e “Identification”. Foram incluídos artigos nacionais e internacionais, em português e inglês, publicados entre 2011 e 2021. Foram excluídos artigos publicados em outro idioma, não compatíveis com o tema, publicados fora do período pré-estabelecido. De 62 artigos encontrados, foram selecionados seis. A população estudada variou de 118 a 1675 participantes, totalizando um grupo de 2422 testes; dentro desse grupo, ainda foi realizado 276 testes com pacientes do sexo masculino portadores de HIV. Todos os estudos incluíram as metodologias de PCR e HC, com o objetivo de comparar o desempenho desses ensaios para detecção de HPV. Pode-se dizer que a base de evidências apoia a noção de que os testes de HPV podem fornecer uma vantagem na triagem de pacientes com citologia duvidosa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Acta Elit Salutis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.