Hemocromatose e infecção por Vibrio vulnificus
Manejo de risco para evitar complicações
DOI:
https://doi.org/10.48075/aes.v8i1.31882Palavras-chave:
Sobrecarga de Ferro, Hemocromatose, Vibrio vulnificusResumo
Distúrbio decorrente da sobrecarga de ferro nos tecidos, a hemocromatose caracteriza a manifestação clínica das distintas consequências para o organismo como a insuficiência cardíaca, diabetes mellitus e cirrose hepática. Tendo em consideração as complicações infecciosas as quais os indivíduos com sobrecarga de ferro estão expostos, o presente estudo teve por objetivo, por meio de uma revisão de literatura, compilar informações sobre a hemocromatose e a associação com a infecção por Vibrio vulnificus. Assim, observou-se que que o excesso de ferro tem um papel fundamental na patogênese da bactéria. Os dados reforçaram a importância de um diagnóstico e tratamento precoces, além de ações que visem ao esclarecimento das populações-alvo no que tange à ingestão de frutos do mar malcozidos e exposição de ferimentos de pele à água do mar contaminada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Acta Elit Salutis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.