Indicadores de saúde e perfil criminal de homens cumprindo pena em regime fechado
DOI:
https://doi.org/10.48075/aes.v8i2.33255Palavras-chave:
Penitenciária, Crimes, Detentos, Saúde prisionalResumo
Compreender o perfil de indivíduos privados de liberdade é fundamental para trabalhar alternativas que minimizem a reincidência. Assim, o estudo buscou levantar indicadores de saúde e perfil criminal em indivíduos privados de liberdade através de um estudo transversal, envolvendo 134 indivíduos de uma penitenciária do Estado do Paraná, Brasil. Foram analisadas variáveis sociodemográficas, indicadores de saúde, tipos de crimes, níveis de agressividade e reincidência. Ao todo, foi possível identificar um perfil jovem (35.93±12.54 anos), com baixa escolaridade (até 8 anos), sendo o principal crime contra a dignidade sexual (29.19%). Os indicadores de saúde revelaram que 11.94% apresentaram saúde excelente; 16.42% muito boa; 29.85% boa; 29.85% razoável e 11.19% ruim. Quanto ao perfil nutricional, o IMC foi de 27.37±5.34 kg/m², predominando indivíduos em estado de eutrofia (35.07%) e sobrepeso (33.58%). Em relação a saúde mental, a média de horas de sono foi de 7.82±2.38 horas/dia e grande parte dos indivíduos manifestaram sinais e sintomas de depressão (53.1%) e ansiedade (41.5%). Os preditores significativos de uma autopercepção negativa acerca da própria saúde foram a presença de depressão (Razão de chance [RC] = 6.31, IC95%: 1.39 – 28.54) e de ansiedade (RC = 4.83, IC95%: 1.26 – 18.39) que, juntos, explicaram cerca de 40% do desfecho. Logo, observa-se um perfil semelhante ao divulgado por dados nacionais, destacando-se a importância das políticas públicas no incentivo à educação, inserção social e formação profissional dos jovens para que não sejam aliciados pelo mundo do crime.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Acta Elit Salutis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.