Avanços para Vigilância da Dengue na África: Desafios, Resiliência e Contribuições para a Saúde Global
DOI:
https://doi.org/10.48075/aes.v9i1.33267Palavras-chave:
Africa, Dengue, Preparedness, Challenges, Resilience, Global healthResumo
A Dengue continua a ser uma preocupação importante de saúde pública no Sul Global, incluindo na África, onde recursos limitados, vigilância inadequada, sistemas de saúde fracos, alterações climáticas e urbanização agravam a situação. A presente revisão visa contribuir em ações para reforçar o preparo para o enfrentamento da Dengue, os esforços de capacitação em vigilância, no controle de vetores, reforço do sistema de saúde, envolvimento comunitário e para pesquisas. Investir em programas de formação, iniciativas de investigação e colaboração regional são vitais. A defesa de um maior compromisso político e da alocação de recursos é necessária para impulsionar o apoio necessário. As nações africanas contribuem ativamente para os esforços globais de controle da Dengue, demonstrando resiliência em meio a adversidade. Existem perspectivas promissoras de melhoria. Reforços em vigilância e recursos, o envolvimento comunitário, a investigação científica e a colaboração regional são identificados como estratégias cruciais. O reforço dos sistemas de vigilância pode fornecer dados precisos para intervenções específicas, enquanto o investimento em infraestruturas e formação em cuidados de saúde pode melhorar as capacidades de diagnóstico e tratamento. O envolvimento comunitário e os esforços educativos podem promover comportamentos preventivos, e as iniciativas de investigação impulsionam o progresso na prevenção e controle da Dengue. Além disso, a colaboração regional promove o intercâmbio de conhecimentos e a partilha de recursos. Ao enfrentar estes desafios e capitalizar as oportunidades emergentes, a África pode reforçar ainda mais a sua contribuição para os esforços globais de controle da Dengue.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Acta Elit Salutis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.