O banco mundial e o projeto multissetorial de desenvolvimento do Paraná: qual o projeto de educação?

THE WORLD BANK AND PARANÁ MULTISECTORAL DEVELOPMENT PROJECT: WHAT IS THE EDUCATION PROJECT?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34278

Palavras-chave:

Projeto Multissetorial de Desenvolvimento do Paraná, Educação, Paraná

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, com destaque para os subcomponentes para educação: Avaliação, Formação de Professores e Renova Escola, desenvolvidos entre os anos de 2013 e 2019 (Contrato de empréstimo número 8201-BR, no valor de US$ 713, 24 milhões). Argumenta-se que o projeto educacional promovido pelo Banco Mundial reflete a lógica empresarial ultraliberal, e no caso dos projetos para educação, isso se manifesta na intensificação de avaliações, na busca por eficiência e na responsabilização dos profissionais da educação por resultados. Para análise, parte-se das contribuições da perspectiva gramsciana, com destaque para categorias de intelectuais. Os resultados apontados sobre o projeto em parceria com os governos do Paraná reforçam mecanismos burocráticos e hierárquicos que comprometem a autonomia escolar e a construção de um projeto educacional verdadeiramente democrático.

 

 

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Publicado

19-12-2025

Como Citar

DORNE, F. C. Z.; LIMA , M. F. O banco mundial e o projeto multissetorial de desenvolvimento do Paraná: qual o projeto de educação? THE WORLD BANK AND PARANÁ MULTISECTORAL DEVELOPMENT PROJECT: WHAT IS THE EDUCATION PROJECT?. Temas & Matizes, [S. l.], v. 19, n. 35, p. 276–298, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v19i35.34278. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/34278. Acesso em: 20 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA AMÉRICA LATINA: ANÁLISES CRÍTICAS DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS