O banco mundial e o projeto multissetorial de desenvolvimento do Paraná: qual o projeto de educação?
THE WORLD BANK AND PARANÁ MULTISECTORAL DEVELOPMENT PROJECT: WHAT IS THE EDUCATION PROJECT?
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.34278Palavras-chave:
Projeto Multissetorial de Desenvolvimento do Paraná, Educação, ParanáResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, com destaque para os subcomponentes para educação: Avaliação, Formação de Professores e Renova Escola, desenvolvidos entre os anos de 2013 e 2019 (Contrato de empréstimo número 8201-BR, no valor de US$ 713, 24 milhões). Argumenta-se que o projeto educacional promovido pelo Banco Mundial reflete a lógica empresarial ultraliberal, e no caso dos projetos para educação, isso se manifesta na intensificação de avaliações, na busca por eficiência e na responsabilização dos profissionais da educação por resultados. Para análise, parte-se das contribuições da perspectiva gramsciana, com destaque para categorias de intelectuais. Os resultados apontados sobre o projeto em parceria com os governos do Paraná reforçam mecanismos burocráticos e hierárquicos que comprometem a autonomia escolar e a construção de um projeto educacional verdadeiramente democrático.
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