LÁGRIMAS NO PAÍS DO CARNAVAL: MELANCOLIA E MÚSICA POPULAR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v21i42.12618Palavras-chave:
Música popular, Modernismo, Humor, Melancolia.Resumo
Este ensaio explora algumas indicações oferecidas pelo repertório de música popular brasileira para refletir sobre o lugar da melancolia na cultura brasileira. Se uma determinada construcão histórica, relativa ao modernismo, consagrou o “humor” como característica central na identidade brasileira, algumas canções nos ajudam a pensar sobre a forma como o oposto, a melancolia, é imaginada. Além disso, é possível também refletir sobre o lugar dessa melancolia em outra poderosa construção do modernismo brasileiro, a qual vê a cultura brasileira marcada pela “cordialidade”.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.