PADRÕES DE COMPORTAMENTO POLÍTICO JUVENIL COM NOVAS TECNOLOGIAS DE MÍDIA: O PAPEL DA TV E DA INTERNET NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA POLÍTICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v21i42.12627Palavras-chave:
Brasil, Cultura Política, Juventude, Internet.Resumo
O papel dos jovens nas democracias emergentes, como é o caso do Brasil, passou a ocupar lugar de destaque nos últimos anos. Mobilizações políticas catalisadas por dispositivos de uma natureza distinta parecem estar se solidificando na estruturação de novas identidades coletivas. Um desses mecanismos seria a internet, a qual, via a formação de redes sociais que giram em torno de assuntos estratégicos, estaria agindo como elemento de construção de eficácia juvenil, e que poderia auxiliar na estruturação de uma cultura política participativa e democrática. Sem negar a importância das novas tecnologias de mídia, neste trabalho argumentamos que a constituição de uma nova cultura juvenil é constrangida por fatores de natureza histórico-estrutural que não eliminam práticas políticas tradicionais danosas para o fortalecimento democrático. Para respaldar nosso argumento, recorremos a dados do tipo survey, comparando atitudes e comportamentos políticos entre jovens e adultos. Os resultados mostram que há pouca diferença entre esses dois segmentos, sugerindo que a introdução de novas tecnologias de informação podem não ter o efeito esperado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.