ESTUDO DE FENÔMENOS SOCIAIS NA PERSPECTIVA DAS TEORIAS DA PRÁTICA A PARTIR DOS APONTAMENTOS DE SILVIA GHERARDI
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v22i44.12922Palavras-chave:
Prática, Epistemologia, Prática situada.Resumo
Os Estudos Baseados em Prática (EBP) oferecem uma perspectiva desafiadora para o entendimento dos fenômenos sociais. Silvia Gherardi (2000; 2001; 2009a; 2009b; 2011; 2012; 2014) representa uma relevante contribuição nos estudos sociais, especialmente aqueles dedicados aos estudos organizacionais, desenvolvendo argumentos para uma epistemologia da prática, colocando a prática como unidade central da análise dos fenômenos sociais. O objetivo deste ensaio teórico é apresentar a abordagem da prática em Gherardi, a partir do estudo da prática situada, mediada pelas dimensões histórica, cultural, discursiva e estética. Nesta perspectiva, compreende-se uma realidade complexa que revela uma ordem social que acontece no fazer cotidiano das práticas. Esta organização em torno da prática tanto é constituída por sujeitos quanto os constitui, num processo de negociação, imerso num contexto de relações entre humanos e não humanos, legitimando normas, regras, valores, discursos, desejos e ações que são materializados em artefatos simbólicos e objetos. Deste modo, Gherardi demonstra que a prática, como um fazer social, coletivo, cotidiano, revela o conhecimento socialmente construído, e permite estudar os fenômenos sociais nas suas condições de produção, manutenção e transformação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.