Poliamor: uma forma não convencional de amar
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v24i48.18965Palabras clave:
Amor, Poliamor, relacionamento amoroso, academia.Resumen
O poliamor pode ser inserido na categoria dos relacionamentos chamados não monogâmicos, por dizer respeito a prática de se envolver em múltiplas relações afetivas e sexuais com o consentimento das pessoas envolvidas. As formas de relações amorosas alternativas, como é o poliamor, têm permanecido à margem da sociedade por questionarem o modo de união sexual legitimado na sociedade ocidental. O poliamor enquanto movimento começou a ter notoriedade por volta da década de 1990. Adquirindo maior visibilidade nos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. A relevância da discussão e disseminação de tal temática tem sido evidenciada na academia, já que no ano de 2005 foi realizada na Universidade de Hamburgo, Alemanha, a primeira conferência internacional para discutir questões relacionadas ao poliamor. Não obstante, no Brasil, ainda são escassos os estudos envolvendo este tema. Nesta direção, esta pesquisa teve o objetivo de apesentar uma breve descrição sobre a história e prática do poliamor a partir da revisão bibliográfica dos estudos realizados no âmbito acadêmico, no intuito de conhecer o que tem sido produzido cientificamente sobre este tema.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.