Zona de fronteira e redes de interações transfronteiriças: uma análise a partir de Pato Bragado (PR) e Colônia Marangatú (Nueva Esperanza-Canindeyú-PY)

Autores

  • Aline Kammer Unioeste
  • Maristela Ferrari unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v25i50.21191
Agências de fomento

Palavras-chave:

Redes de interações transfronteiriças, zona de fronteira, Pato Bragado, Colônia Marangatú e Paraguay.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar quais os fatores que contribuíram e ainda contribuem para o surgimento de redes de interação transfronteiriças no segmento da zona de fronteira brasileiro-paraguaia formado por Pato Bragado (PR) e “Colônia Marangatú(Nueva Esperanza PY). Tal segmento fronteiriço passou por profundas transformações, notadamente a partir da segunda metade do século XX, quando se deu o processo de construção da barragem de Itaipu, levando inúmeros agricultores brasileiros atingidos pela obra a migrarem para o lado paraguaio. A partir de tal fato constata-se o estabelecimento de inúmeras redes de interações transfronteiriças, entre elas, as mais expressivas têm sido a busca de serviços médico-hospitalares, educação, trabalho e produtos de consumo corrente. O que se constata é que tais redes estabelecidas do lado paraguaio para o lado brasileiro são promovidas, especialmente, por migrantes brasileiros e seus filhos residentes no lado paraguaio. Já as redes de interações estabelecidas do lado brasileiro para o paraguaio (Pato Bragado para “Colônia Marangatú) têm caráter mais sociocultural, estão ligadas às relações de amizades e família. Outras redes são identificadas como a de trabalhadores rurais, agricultores que residem em Pato Bragado e possuem terras em “Colônia Marangatúatravessam cotidianamente o limite internacional para trabalhar. Apesar de serem vistas como ilegais pelos Estados nacionais, pois a passagem entre o território brasileiro e o território paraguaio não foi legalizada entre os dois países, as redes de interações transfronteiriças que lá se verificam geram fluxos cotidianos no segmento de fronteira analisado.

Biografia do Autor

Aline Kammer, Unioeste

Graduada em Geografia, Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná
(UNIOESTE/Campus Marechal Cândido Rondon).

Maristela Ferrari, unioeste

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Campus Marechal Cândido Rondon).

Downloads

Publicado

30-11-2018

Como Citar

KAMMER, A.; FERRARI, M. Zona de fronteira e redes de interações transfronteiriças: uma análise a partir de Pato Bragado (PR) e Colônia Marangatú (Nueva Esperanza-Canindeyú-PY). Tempo da Ciência, [S. l.], v. 25, n. 50, 2018. DOI: 10.48075/rtc.v25i50.21191. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/21191. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos