A relevância do pensamento político de Emma Goldman para a Ciência Política: uma análise por meio do contextualismo social
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v26i52.24833Palavras-chave:
Emma Goldman, Contextualismo Social, Ciência Política, AnarquismoResumo
O cânone considerado clássico da Ciência Política é composto majoritariamente por um grupo homogêneo de homens, europeus, brancos e heterossexuais. Ao analisar o pensamento político de Emma Goldman, objetivou-se mostrar que ela também produziu um pensamento político consistente acerca de temas caros à Ciência Política e, por isso, mereceria figurar ao lado dos “clássicos” da política. Metodologicamente, a pesquisa foi feita por meio da aplicação do método do “contextualismo social”, permitindo mostrar que, mesmo sendo anarquista, feminista e partidária, isso não invalida o fato de ser uma “pensadora” da política. E, ainda, que seu pensamento foi constituído por elementos de argumentação racional além dos apelos emocionais e instintivos; suas ideias estão organicamente ligadas ao contexto social em que viveu e escreveu, estando engajada no conflito político de seu tempo, o que não invalida sua importância para a compreensão da “política”, ao contrário, contribui para compreendê-lo. A relevância de seu pensamento político dá-se pelo fato de que os temas abordados por ela (amor livre, casamento, homossexualidade e emancipação da mulher) são políticos, visto que originários de conflitos sociais e políticos, e pelo fato de que, na sociedade burguesa, tais temáticas estão intrinsicamente ligadas às instituições que prescrevem e normatizam seu modo de vida.
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