Cantos que aprendemos nos sonhos: os grupos de canto/corais Ava-guarani e a transmissão de saberes através da experiência onírica na aldeia Ocoy/ Paraná.

Autores

  • Denize Refatti UFSC

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v27i54.26649
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ava-guarani, Sonhos, Conhecimento, Cantos.

Resumo

Este artigo tem como mote principal descrever as relações existentes entre os sonhos e os Ava-guarani, refletindo principalmente sobre como os sonhos estão presentes na transmissão de saberes dos grupos de canto da aldeia indígena Ocoy, em São Miguel do Iguaçu – Paraná.   Considero que os sonhos são experiências coletivas que envolvem um conjunto de atividades, e possibilitam o acesso a um plano cosmológico que orienta a vida cotidiana. O artigo aponta para os modos como os cantos dos corais se afinam com a experiência onírica no que se refere aos conteúdos, às iniciações, à execução de instrumentos, entre outras dinâmicas que fazem parte das atividades dos grupos de canto.

Biografia do Autor

Denize Refatti, UFSC

Mestra pelo programa de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atualmente cursa doutorado. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

REFATTI, D. Cantos que aprendemos nos sonhos: os grupos de canto/corais Ava-guarani e a transmissão de saberes através da experiência onírica na aldeia Ocoy/ Paraná. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 27, n. 54, p. 50–59, 2020. DOI: 10.48075/rtc.v27i54.26649. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/26649. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos