“Cultura da Vida e Cultura da Morte”: Moralidade cristã nos debates sobre o direito de abortar (ADPF 442)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v28i55.28024Palavras-chave:
ADPF 442, aborto, moralidade Cristã, Assembleia de Deus.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos de cultura da morte e da vida tal como foram explicitados pelo pastor Douglas Roberto de Almeida Baptista, representante das Assembleias de Deus no Brasil, durante a sessão da ADPF 442 de 2018. O objetivo principal é perceber como o debate moral é instrumentalizado para que decisões nos poderes públicos a respeito do aborto sejam tomadas, utilizando-se de critérios religiosos. Através de análise de vídeos das sessões da ADPF 442 e das aulas on-line do pastor, além de revisão bibliográfica, as autoras procuram comparar a visão religiosa mais conservadora em torno do aborto com alguns argumentos científicos, da área das ciências sociais. Para tanto, um contraponto com a defesa do direito de abortar, feita pela antropóloga Débora Diniz, representante do Instituto Aniz, serve de recurso analítico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.