A Covid-19 em Templos, Terreiros e Igrejas na cidade de Manaus

Autores

  • Marilina Serra Pinto Universidade Católica de São Paulo
  • Liliane Costa Oliveira Universidade Federal do Amazonas
  • Fanuel Santos Souza Faculdade Unida de Vitória
  • Vinícius Alves da Rosa Universidade Estadual do Amazonas

Resumo

Manaus, capital do Amazonas, é a cidade brasileira mais atingida pela pandemia do novo coronavírus. Pelo fato de haver nesta metrópole uma grande diversidade de denominações religiosas, o objetivo deste trabalho foi verificar, brevemente, de que forma essas instituições estão sendo atingidas em suas dinâmicas de funcionamento durante a pandemia, principalmente, em seus aspectos jurídicos e comportamentais. A metodologia da pesquisa consistiu em visitas aos sites oficiais das denominações religiosas pesquisadas e em breves conversas de forma remota. Observamos ao fim que, maciçamente, não houve rompimento em relação às recomendações sanitárias apontadas pelos especialistas. Tal situação gerou formas novas da vivência com o sagrado em função da utilização das ferramentas tecnológicas como a comunicação em rede para alimentar o sentido de comunidade.

Biografia do Autor

Marilina Serra Pinto, Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1991), mestra em Filosofia do Conhecimento pela Universidade do Porto - Portugal (1997) e doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).

Liliane Costa Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (2007) e em Teologia pela Faculdade Boas Novas. Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas.

Fanuel Santos Souza, Faculdade Unida de Vitória

Graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2010) e em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (2020). Possui mestrado Profissional em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória.

Vinícius Alves da Rosa, Universidade Estadual do Amazonas

Graduado em Filosofia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (2010). Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Estadual do Amazonas (2018).

Downloads

Publicado

23-03-2022

Como Citar

PINTO, M. S. .; OLIVEIRA, L. C. .; SOUZA, F. S. .; ROSA, V. A. da . A Covid-19 em Templos, Terreiros e Igrejas na cidade de Manaus. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 28, n. 56, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/29050. Acesso em: 16 abr. 2024.