O discurso anticomunista católico:

Uma análise do jornal cuiabano “A Cruz” entre os anos de 1930 e 1935

Autores

  • Jéssica Fernanda da Silva Viana Viana Universidade Federal de Mato Grosso
  • Maria do Socorro de Sousa Araújo UNEMAT/Cáceres-MT

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma leitura do jornal “A Cruz” (Órgão da Liga Social Catholica Brasileira de Matto-Grosso) com propósito de apontar como o comunismo foi tratado por intelectuais e autoridades eclesiásticas desse periódico, que produziam notícias de caráter político-ideológico e alertavam seus leitores sobre as manifestações comunistas no estado de Mato Grosso e no País entre os anos de 1930 e 1935. Para o catolicismo, o comunismo era encarado como um inimigo perigoso que ameaçava a ordem social existente e a sobrevivência da religião, pois destruía os princípios religiosos e morais da Igreja Católica. O combate contra o comunismo foi pregado nas cartas pastorais, encíclicas e também ganhou força nos jornais, principalmente católicos. Em Mato Grosso, o jornal “A Cruz” produziu uma narrativa de desprezo e desqualificação, enfatizando que o comunismo era uma verdadeira balbúrdia, externando o quanto esse modelo político era condenado pela hierarquia eclesiástica católica. Nesse sentido, o jornal “A Cruz” foi um veículo estratégico utilizado pela da Igreja Católica em Cuiabá-MT, para deslegitimar quaisquer ideias, princípios, posicionamentos que fossem contrárias às do catolicismo, especialmente de coloração comunista. E assim os periódicos tornaram-se um espaço de riqueza, usado pela hierarquia católica, para difundir a fé católica, seus costumes, combatia seus inimigos, informando e formando seus leitores.

Biografia do Autor

Jéssica Fernanda da Silva Viana Viana, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso – Cuiabá/MT. Bolsista CNPq.

Maria do Socorro de Sousa Araújo, UNEMAT/Cáceres-MT

Doutora em História, docente do Programa de Pós-Graduação em História (PROFHISTÓRIA) e do Curso de Licenciatura em História, Campus Universitário Jane Vanini/UNEMAT/Cáceres-MT.

Downloads

Publicado

23-03-2022

Como Citar

VIANA, J. F. da S. V.; ARAÚJO, M. do S. de S. . O discurso anticomunista católico: : Uma análise do jornal cuiabano “A Cruz” entre os anos de 1930 e 1935 . Tempo da Ciência, [S. l.], v. 28, n. 56, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/29051. Acesso em: 19 abr. 2024.